Quindins de Côco e os (for)miguinhos

Escrever a primeira mensagem pode-se tornar na operação mais difícil na criação de um blog mas também a mais desafiante.
Pergunto-me por onde começar. 
Não tomei a decisão de começar hoje a cozinhar, não tomei hoje a decisão de partilhar algumas das minhas experiências, algo que o faço com frequência de forma informal junto daqueles que estão sempre ao meu lado e que vão sendo as minhas "cobaias" e a minha fonte de inspiração e dedicação.

Assim e como não pretendo criar um marco, decidi começar por um doce muito apreciado pelo meu melhor amigo. 
Esta é uma receita que a mami fazia muitas vezes... os miminhos de côco também conhecidos por quindins.


Como fazia em grandes quantidades, sobravam sempre alguns para adoçar bocas gulosas.


O quindim é um doce que tem como ingredientes principais, as gemas, o açúcar e o côco. É de origem portuguesa, mas foi no Brasil que ficou conhecido pelo uso de côco na sua confecção.



Ingredientes

  • 125g de coco ralado
  • 70ml de água quente
  • 250g de açúcar
  • 8 gemas
  • manteiga e açúcar q.b.

Preparação

  1. Pré aquecer o forno à temperatura de 180º
  2. Levar ao lume a água e o açúcar, e esperar 3 minutos depois de levantar fervura.
  3. Juntar esta calda quente ao côco ralado para hidratar rapidamente.
  4. Untar as forminhas com manteiga e passar uma a uma por açúcar.
  5. Dispor as forminhas num tabuleiro.
  6. À parte, bater as gemas de ovos e juntar ao preparado anterior quando este estiver morno.
  7. Distribuir pelas formas e encher o tabuleiro de água.
  8. Levar ao forno a cozer em banho-maria durante cerca de 40 min. 





Sem comentários:

Enviar um comentário